Histórias dos automóveis: Ford Fusion

Conheça a trajetória do Ford Fusion do inicio até os dias de hoje

13/01/2021 ás 13:01 Histórias dos automóveis: Ford Fusion

Conceito (2003)

Tudo começou com a exibição do Ford 427, no São do Automóvel de Detroit em 2003. Assim como o protótipo Ford Forty-Nine antecipava o Thundebird em 2001, a fórmula serviu para a criação do modelo Fusion.

O modelo escapou de se chamar Futura, nome cogitado também para o Ford Focus, mas a Ford dicidiu usar o nome que também é de uma variação do Fiesta Europeu.


1º Geração (2005-2009)

Já em 2005 era apresentado no São do Automóvel de Detroit o Ford Fusion definitivo, que logo depois chegava ás lojas dos Estados Unidos. Nas versões S, SE e SEL que possuía motor 2.3 e 3.0 V6.

No Brasil, rumores indicavam que o Fusion poderia substituir o Mondeo, assumindo o posto de top de linha da Ford. O modelo chegou a ser flagrado e, de abril para maio de 2006, começou a ser vendido no país com antecipação devido á Copa do Mundo, evento que faria a Ford divulgar melhor o modelo.

Por aqui, o Fusion só foi vendido na versão SEL, com apenas uma opção de motor, a 2.3. O único opcional disponível era o teto solar e só havia o preto e o prata como cores disponíveis.

Enquanto nos Estados Unidos as vendas iam mornas (o Ford chegou a vender menos que PT Cruiser e Mustang, carros de nicho), no Brasil o modelo obteve boa acolhida, vendendo cerca de 1000 unidades por mês, resultado positivo para um carro feito no méxico, na cidade de Aguascalientes.

O Fusion, mesmo tendo resultado aquém do esperado nos Estados Unidos, tornou-se o carro oficial da marca na Nascar, a mais tradicional corrida americana, ficando no lugar do Ford Taurus, que saiu de linha em 2006 e teve seu nome utilizado depois do modelo reestilizado do Five Hundred.

Para a linha 2008, apresentada no final de 2007 o Fusion trouxe mais itens, entre eles o sensor de pressão de pneus, de estacionamento, novas cores, além da abertura das portas pelo teclado.


Reestilização (2010)

Em 2009 começavam os flagras da reestilização do Fusion. Este foi lançado no São do Automóvel de Los Angeles de 2009 já como modelo 2010 e especulado para ser vendido no Brasil em poucos meses.

O Ford Fusion renovado chegou trazendo não só a versão 2.5 com 173 cv (versão melhorada da 2.3), mas também a versão 3.0 V6 de 243 cv. As cores disponíveis eram Preto Bristol, Prata Munique, Branco Sibéria, Azul Florence, Cinza Berlin, Verde Lion, Vermelho Ibiza, Vermelho Bordeaux.


2º Geração (2013-2020)

Em 2013 a Ford anuncia a segunda geração, um modelo totalmente novo que segue o novo padrão visual da compainha inspirado no Conceito Ford Evos. Seus atuais concorrentes são Hyundai Azera e Volkswagem Passat.

As versões comercializadas nos Estados Unidos eram S, SE, Hybrid S, Hybrid SE, Hybrid Titanium, Energi SE, Energi Titanium, Hybrid Platinum e Energi Platinum, Titanium, Platinum e Sport.

No Brasil o Fusion ainda é sedan top de linha da Ford e possui versões SE 2.5 Flex, SEL 2.0 EcoBoost, Titanium 2.0 EcoBoost, Titanium 2.0 EcoBoost AWD e Titanium Hybrid.

A Ford havia que anunciado que encerraria a produção do sedan no fim de 2020, contudo, devido a pandemia do COVID-19 a Ford antecipou o fim da produção do modelo em maio de 2020.


Fonte: Wikipédia

Imagem de veículo
Imagem de veículo
Imagem de veículo

Garagem Da Web - Copyright © 2021 | Termos e Condições de UsoAjuda

www.000webhost.com